sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quaresma deve ser tempo de verdadeira graça e conversão, afirma o Arcebispo do Rio de Janeiro

Quaresma deve ser tempo de verdadeira graça e conversão, afirma o Arcebispo do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, 12 Fev. 10

Em um recente artigo intitulado "O caminho da Páscoa", Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro compartilhou algumas reflexões sobre o tempo da quaresma, e a necessidade de conversão e vida de oração durante os 40 dias deste tempo especial de preparação para a Páscoa. O artigo foi publicado hoje na página da Arquidiocese carioca.

"Na próxima semana entraremos no tempo da Quaresma – sempre é único e especial esse momento da liturgia. Necessitamos de um espaço para olhar a nossa vida e buscar acolher a graça de Deus que nos convida a sermos novos", afirma Dom Orani.

"A oração, penitência, jejum, esmola, lectio divina, confissão sacramental, reflexões, confissões fazem parte desse tempo, juntamente com uma sobriedade na liturgia, procurando concentrar naquilo que é essencial em nossas vidas", destacou.

O Arcebispo enfatizou também que "todos nós necessitamos de um tempo de reflexão e mudança. Durante o ano tantas situações vão se sucedendo e colocando-nos muitas vezes fora do caminho do Senhor. Os 40 dias que tornam presentes os dias de Jesus no deserto, e também os anos do povo de Deus na caminhada do Êxodo, saindo das escravidões para a vida nova, passando pelo Mar Vermelho e celebrando a aliança com Deus, nos recordam que é tempo de renovar nossa vida batismal e nossa aliança com o Senhor".

"Para isso há este tempo de contrição que deve conduzir-nos a uma nova vida", explica Dom Tempesta.

Lembrando que a Quaresma "é também um tempo de especial preparação para a grande festa da Páscoa", o prelado explicou que "a Quaresma quer ser para nós um tempo especial, um tempo de verdadeira graça e conversão".

"O período quaresmal quer ser, então, um tempo especial de mudança para melhor. Muitos são os exercícios de piedade que podemos fazer durante o tempo quaresmal", afirmou o bispo.

"Jamais podemos nos esquecer da vida de oração", assinalou Dom Orani.

" A oração é comunhão com Deus, é intimidade com Ele, é fonte de bênçãos incontáveis. Jesus é o grande mestre e modelo de vida orante.(...)Na Quaresma podemos intensificar nossa vida de oração e de comunhão com Deus. (...) A oração é resposta ao amor e à Palavra de Deus", recordou.

Também fazendo menção às obras de caridade recomendadas pela Igreja como meio de viver a Quaresma o Arcebispo afirma que "o mandamento do Amor deve ser a grande luz a iluminar-nos o caminho quaresmal".

"Com a Quarta-feira de Cinzas entramos neste tempo", prosseguiu Dom Tempesta, "reconhecendo que somos pecadores necessitados de conversão. Infelizmente, a nossa sociedade não se preocupa em guardar o tempo quaresmal, mas cabe a nós, católicos, fazê-lo de tal forma que seja realmente vivenciado e propício para a renovação de nossas vidas".

Por fim o arcebispo da capital carioca expressou seu desejo de que "esta Quaresma nos prepare, de fato, para celebrar dignamente a Páscoa do Senhor". "Nada como romper o Aleluia Pascal com o coração purificado, a mente elevada a Deus e o olhar direcionado ao irmão. Que a vitória do Ressuscitado sobre o pecado e a morte seja também a nossa vitória!", concluiu.

Para ler na íntegra o Artigo de Dom Orani, visite o site da Arquidiocese do Rio de Janeiro em:

http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm


Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário